Gerar Combinações

A função mais básica do SPLOTO é a geração de combinações de dezenas . Esse recurso é o mesmo para a Mega Sena, Dupla Sena e Quina. Na Lotomania as combinações podem ser feitas mas devido à grande quantidade de números jogados utilizamos um sistema de grupos explicado com detalhes no final dessa seção.

Exemplo de combinação:

Vamos combinar 10 números na Mega Sena utilizando 6 dezenas por aposta. Escolhemos as seguintes dezenas: 01, 05, 12, 15, 22, 24, 30, 32, 33, 38.

Inicialmente todas as dezenas estão na lista de Disponíveis. Para serem combinadas é necessário que passem para a lista de Escolhidos. Para isso você pode fazer um clique duplo sobre o número escolhido ou marcá-lo em azul e clicar sobre as flechas entre as listas. Veja na figura abaixo como ficou a seleção para nosso exemplo.

Se desejarmos que um número apareça em todas as combinações poderemos marcá-lo como FIXO. Basta marcar o número com a cor azul e clicar sobre o botão F. Enquanto a letra F aparecer ao lado do número ele será considerado fixo.

Abaixo do Botão Gerar Combinações você irá marcar as condições que deseja:

Garantia de -> Significa o mínimo de acertos que você deseja obter dentro dos números escolhidos, no nosso exemplo deixamos a Sena.

Para o acerto de -> Significa quantas dezenas sorteadas devem estar dentro do grupo das escolhidas, em noso exemplo 6 dezenas, isto é, se forem sorteadas 6 dezenas dentro das 10 escolhidas teremos pelo menos um acerto de Sena garantido.

Dezenas por Aposta -> Significa a quantidade de dezenas que desejamos por aposta, nesse exemplo estamos trabalhando com 6, mas na Megasena é possível jogar com apostas de 6, 7, 8, 9, ..., 15 dezenas.

Após escolhidas as dezenas, clicar no botão Gerar Combinações, onde teremos 5 opções:

1 - Somente gerar as apostas conforme fechamento determinado: Nesse caso o SPLOTO Profissional 5.5 irá gerar, segundo seus calculos, o menor número de apostas necessárias para atender as condições marcadas (Garantia de Sena para o acerto de 6 números .) Para qualquer combinação haverá um quadro de informações sobre a mesma. Sempre leia as informações, pois nelas estão as condições do processo. Note que você pode alterar o valor de Parar com. Nesse quadro está um valor máximo de apostas que pode ser gerado,mas dependendo das condições estabelecidas o valor final de apostas só será sabido após o processamento e em muitos casos poderá ser bem menor que o valor marcado na caixa Parar com.

2 - Gerar as apostas conforme fechamento determinado e filtrar simultâneamente: Nesse caso o SPLOTO irá executar o item anterior e simultaneamente vai eliminar as apostas que não atendam as condições marcadas nas opções de filtragem. As opções de filtragem são abordadas em detalhes na seção Refinamento.

3 - Gerar as apostas conforme fechamento determinado apartir das apostas atuais: Essa opção é indicada para usuários mais avançados do SPLOTO. Com ela você poderá escolher seus números e através de processos mais rápidos de filtragem separar um grupo menor de apostas. E apartir desse grupo tentar fazer o processo de fechamento. Essa opção só é abilitada quando você já possui uma quantidade inical de apostas geradas, pois será em cima dessas apostas que o SPLOTO irá trabalhar para executar as condições determinadas.

4 - Gerar combinações aleatórias: Nessa opção o SPLOTO não respeitará as condições, simplesmente fazerá sorteios aleatórios para gerar as apostas.

5 - Gerar combinações aleátorias e filtrar simultaneamente: Opção similar a anterior com a diferença de que serão aprovadas somente as apostas que atendam as condições de Refinamento.

Em algumas situações você notará que o SPLOTO informa a necessidade de arquivo pré-processado e em outros casos não. As combinações que não necessitam desses arquivos são sempre mais rápidas, as demais deverão demorar mais tempo. A cada combinação que o SPLOTO faz são criados automaticamente esses arquivos. Vamos exemplificar: se você escolher 35 números e solicitar o fechamento da quadra em cartões de 6 para o acerto de 4 números , provavelmente seu computador levará algumas horas para executar a tarefa. Tendo sido completado esse fechamento, em uma próxima vez que você tentar o mesmo fechamento de 35 números (não importando se são diferentes dos escolhidos na primeira vez) para quadra em cartões de 6 e acerto de 4 dezenas , o mesmo será executado em poucos segundos.

O SPLOTO traz centenas de fechamentos já preparados. Isso significa que alguns serão extremamente rápidos mesmo na primeira vez em que você executá-los. Esses fechamentos já foram processado em nossos computadores.

Se desejarmos acumular várias apostas devemos deixar a caixa Apagar apostas anteriores em branco. Na opção padrão do programa as apostas antigas são apagadas e somente as novas são mantidas.

Após o término da combinação, aparecerá um relatório com a quantidade de apostas geradas. Maiores detalhes sobre esse relatório serão esclarecidos na seção Refinamento. Para fechar a janela clique em Fechar.

Em alguns casos, mesmo sem optar pela filtragem simultânea, alguns cartões poderão ser filtrados. Isso ocorre porque mesclamos o processo de filtragem para a execução de algumas combinações. Mesmo com essa filtragem espontânea as condiçõe de acerto continuarão sendo respeitadas.

Agora você já pode visualizar no volante suas apostas.

Ao lado do volante estão os botões de navegação. Clicando neles você poderá visualizar todos os cartões. Para saber o nome de um botãopasse o mouse sobre o mesmo.

Caso queira excluir alguma aposta clique sobre o botão Excluir Cartão. Você não precisa eliminar todo o volante, eliminando apenas uma das apostas de seu cartão o SPLOTO ajustará automaticamente a marcação de todos os cartões de maneira que não apareçam apostas em branco.

Para procurar um cartão específico utilize o botão Busca Cartão.

Para excluir todas as apostas clique na Lixeira.

Montagem dos Grupos (Somente para Lotomania)

Gerar combinações na Lotomania não é um processo muito simples, pois quando combinamos 100 números de 50 em 50 temos um valor de 100891344545564150000000000000 combinações. Isso torna quase impossível gerarmos todas as combinações em cartelas de 50. Mas como na Lotomania são sorteadas somente 20 dezenas possuimos 535983370403809590000 possibilidades diferentes.

Para contornar os problemas gerados pela grande quantidade de dezenas elaboramos o sitema de agrupamentos. Os grupos são criados para diminuirmos o valor da aposta sem perdermos o controle de possibilidades de acerto.

Quando você escolhe os números no módulo da Lotomania o SPLOTO monta os grupos automaticamente. Você também pode definí-los clicando no botão Definir Grupos. As tabelas para os grupos já aparecem montadas conforme a quantidade de números por grupo, conforme figura abaixo:

Para definir os números que fazem parte do primeiro grupo clique sobre a linha do grupo e marque os números na tabela para seleção de números. Também podemos colocar números fixos clicando na linha de números fixos e selecionando-os na tabela.

Elaboramos um exemplo para demonstrar a utilização dos grupos.

Foram escolhidos 60 números sendo 10 números por grupo com 50 números por cartão. Números escolhidos: 01, 03, 05, 06, 07, 09, 10, 13, 15, 17, 18, 19, 21, 22, 24, 27, 28, 29, 32, 33, 35, 37, 39, 40, 41, 42, 44, 46, 48, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 58, 59, 61, 62, 64, 65, 67, 69, 71, 72, 74, 75, 78, 79, 81, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 92, 94, 99, 00.

Gráfico colorido dos números escolhidos para cada grupo:

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
00

Agora as combinações serão feitas entre os grupos e não mais entre os números. Os cartões gerados terão os seguintes números, obedecendo aos grupos estabelecidos:

Primeira combinação
  01-13-44-65-67-84-99-92-59-40
  05-21-42-46-56-54-94-78-87-00
  06-10-17-27-22-33-37-35-48-75
  03-09-15-18-29-39-52-61-72-79
  07-19-24-28-32-41-51-53-55-58
Segunda combinação
  01-13-44-65-67-84-99-92-59-40
  05-21-42-46-56-54-94-78-87-00
  06-10-17-27-22-33-37-35-48-75
  03-09-15-18-29-39-52-61-72-79
  85-62-64-69-71-74-81-83-86-88


Terceira combinação
  01-13-44-65-67-84-99-92-59-40
  05-21-42-46-56-54-94-78-87-00
  06-10-17-27-22-33-37-35-48-75
  07-19-24-28-32-41-51-53-55-58
  85-62-64-69-71-74-81-83-86-88


Quarta combinação
  01-13-44-65-67-84-99-92-59-40
  05-21-42-46-56-54-94-78-87-00
  03-09-15-18-29-39-52-61-72-79
  07-19-24-28-32-41-51-53-55-58
  85-62-64-69-71-74-81-83-86-88


Quinta combinação
  01-13-44-65-67-84-99-92-59-40
  06-10-17-27-22-33-37-35-48-75
  03-09-15-18-29-39-52-61-72-79
  07-19-24-28-32-41-51-53-55-58
  85-62-64-69-71-74-81-83-86-88


Sexta combinação
  05-21-42-46-56-54-94-78-87-00
  06-10-17-27-22-33-37-35-48-75
  03-09-15-18-29-39-52-61-72-79
  07-19-24-28-32-41-51-53-55-58
  85-62-64-69-71-74-81-83-86-88

Obs.: Para que a combinação dos grupos monte cartões com todos os números é necessário que a quantidade de números por cartão seja divisível pela quantidade de números por grupo. Quando ocorrerem esses casos, em que não é divisível, o programa automaticamente vai alterar a quantidade de números por cartão.

Ex.:
Números por cartão 50 - Números por Grupo 25 ou 10 ou 5 ou 1.
Números por cartão 48 - Números por Grupo 24 ou 12 ou 8 ou 4 ou 2 ou 1

Agora que você já sabe montar seus grupos vamos explicar como saber se você ganhou, pois nas combinações simples você ganha sempre que forem sorteados os números que fazem parte do grupo de escolhidos. Com os grupos não é tão simples saber. Quando formamos os grupos estamos sacrificando muitas chances, mas podemos saber quais as condições necessárias para acertarmos.

Para esse exemplo você fará os 20 pontos se eles aparecerem dentro de um conjunto de no máximo 5 grupos. Por quê? Porque cada combinação gerada é formada por 5 grupos, sendo 5x10 = 50 , dessa forma se os 20 números estiverem em no máximo 5 grupos eles aparecerão juntos em uma das combinações. Se aparecerem 19 em 5 grupos você faz 19 pontos, e assim sucessivamente.

Vejamos outra hipótese:
Supondo que escolha 4 números por grupo você terá que obrigatoriamente jogar com cartões de 48, ou outro múltiplo de 4 aceitável na Lotomania. Lembramos que a Lotomania aceita cartões de 20 a 50 números, sempre no valor de R$ 1,00 a aposta.

Supomos que você tenha escolhido 4 números por grupo e tenha montado 21 grupos, isto é, você escolheu 84 números para jogar. Para ganhar os 20 deverão aparecer no máximo 12 grupos, uma vez que são necessários 12 grupos para montar o cartão de 48 números. E se selecionando 10 grupos já aparecerem os 20 pontos? Melhor ainda, você vai ganhar várias vezes. Mas e se para separar os 20 números você precisar de 13 grupos ou mais? Nesse caso você não fará os 20 pontos em hipótese alguma.

Refinamento

As opções de refinamento existem para que você possa eliminar cartões indesejados de suas combinações. Antes de refinar suas apostas é necessário ativar os filtros que deseja utilizar.

O SPLOTO possui dois tipos de filtros: Fixos e Maleáveis