Gerenciamento de Memória

Quando trabalhamos com geração de combinações, um dos maiores problemas é a grande necessidade de memória do computador. O software foi programado em linguagem C++ visando aproveitar ao máximo sua máquina. Infelizmente mesmo tendo um computador muito potente sempre haverá um limite.

Vamos explicar como o software trabalha. Quando você está gerando uma combinação ou fechamento o software utiliza a memoria RAM do computador. Quando essa memória está toda ocupada ele começa a solicitar ao Windows memória de HD (Disco Rígido). Nesse momento a combinação torna-se mais lenta, pois está sendo feito um acesso do próprio disco para guardar as informações.

Ao esgotar a memória de HD disponível será mostrada a mensagem Out of Memory e você não conseguirá continuar a combinação. Mesmo assim você ainda pode tentar aumentar o limite de seu computador. O Windows possui uma limitação máxima de 4096Mb de memória virtual, mas para utilizar toda essa memória é necessário que você mexa no gerenciamento automático de memória do Windows. Normalmente o Windows gerencia a memória utilizada, mas você pode manualmente alterar os parâmetros. Para fazer essa alteração é necessário que tenha um bom conhecimento do Windows ou poderá causar danos na instalação de seu sistema operacional. O Windows Me não possui limites, mas normalmente não consegue disponibilizar toda a memória solicitada.

Não vamos tentar ensinar neste manual como alterar configurações de memória, pois é um processo muito delicado. Para otimizar a alocação de memória em seu computador você pode executar as funções de defragmentação em seu HD. Dessa forma seu computador terá mais espaço livre contínuo facilitando a alocação de memória e diminuindo a ocorrência de Out of Memory.